domingo, 15 de novembro de 2009

REFLEXÃO: Por onde começar na sala de aula?


REFLEXÃO: POR ONDE COMEÇAR NA SALA DE AULA












Enquanto profissionais conscientes que somos devemos fazer uma reflexão de por onde começar as mudanças na sala de aula?Primeiro depende da sala de aula que queremos, de que tipo de alunos estamos dispostos a formar, assim fica mais fácil de analisarmos por onde começar... Tem que começar de mim, a partir do momento em que escolho fazer um curso como esse, a partir do momento em que busco a melhor forma de trabalhar com meu aluno, procurando conhecer sua realidade, seus anseios, suas dúvidas e buscas. Quando tenho a sensibilidade de perceber as coisas que chamam atenção do meu aluno, quando acredito que o que eu estou fazendo pra mudar vai dar certo, a mudança pode partir desses relevantes pontos citados acima.
Estamos estudando sobre mídias na educação, tudo o que lemos nos leva a entender sobre a importância do uso correto desses recursos em sala de aula, José Manoel Moran em uma entrevista feita para o portal educacional afirma: "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender". Para que esses métodos possam fazer parte das novas possibilidades de organização das nossas aulas, não só a internet, mas os outros meios como TV, data show, som, entre outros, precisam do auxílio humano, daquele que sabe manusear, lidar com os recursos, bem como o nosso aluno precisa aprender a utilizar de maneira correta esses métodos, para que os mesmos tenham uma influencia significativa em suas vidas. Assim nós como promotores do conhecimento, temos que estar por dentro das mudanças para que a cada dia possamos estar ressignificando a nossa prática pedagógica com relação a esses meios atrativos ao nosso aluno.
Como professores que somos devemos entrar por esses atalhos e navegar nos mares de conhecimentos que a internet e outros meios nos proporcionam, sendo capazes de promover a integração entre professor-aluno, aluno-aluno e mundo. Devemos nos agarrar ao desafio dos nossos alunos a estarem aprendendo mesmo quando está fora da escola, através do mundo virtual, desenvolvendo atividades que os façam estudar através desses meios, e aprender a interagir com os mesmos. Um exemplo de atividade que podemos fazer com os alunos: criar blogs e através do mesmo desenvolver atividades da disciplina levando o aluno a ler textos e fazer comentários, responder questões pertinentes ao tema.
Cabem a nós dois relevantes papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser mediador para uma compreensão maior do mundo.


Grande abraço a todos