segunda-feira, 25 de maio de 2015

ENTREVISTA JOSÉ MANUEL MORAN - parte 01

33 comentários:

Jeew ' disse...

A questão em debate é sobre a Educação a distância (EAD) , os cursos que são oferecidos a distancia em Universidades , algo que era bem discriminado , mas que tem crescido e tomando a confiança de quase todos . José Moran explica sobre algumas dificuldades desses cursos a distância , como a falta de bons equipamentos de mídia , a falta de interesse e responsabilidade de alguns alunos , e diz sobre a necessidade do aluno ser responsável , dedicado , tanto no curso EAD como no presencial . Os cursos EAD ajudam muito aqueles que não tem tanto tempo para frequentar uma Universidade todos os dias da semana, facilita a vida moderna . Portanto é necessário que haja comprometimento dos alunos , para que aconteça a real aprendizagem , tanto no curso EAD , quando no presencial.

Jéssica Souza de Farias.

Unknown disse...

Segundo Moran, mesmo depois de um avanço razoável no ensino a distância, existem ainda muito preconceito, sendo que na visão dele, tanto o ensino presencial quanto o ensino a distância, formar-se da mesma forma, só depende do potencial e dedicação do aluno.
Para Moran, "a educação a distância (EAD) caminha tanto para uma evolução tecnológica como pedagógica. Tudo o que fazíamos em EAD era mais voltado para o indivíduo e proposto de forma massiva. Agora a produção também pode ser voltada para o indivíduo, mas para o indivíduo que se conecta, que pode ser inserido em grupos. Assim, o material é mais adaptado ao ritmo do aluno. Isso é um grande avanço tecnológico".
Na minha opinião, o curso a distância, favorece também aos jovens e adultos que não dispõe de tempo para que possa frequentar diariamente uma curso presencial.

JOSÉ ROBERTO DE ANDRADE
EDUCAÇÃO FÍSICA - 1 SEMESTRE (NOTURNO)

Unknown disse...

O vídeo fala da analise de José Moran sobre o ensino a distancia EAD. Conta como foi a trajetória do curso que nos últimos anos avançou muito no Brasil, e que no inicio o curso era visto com muito preconceito por parte de todos e que ainda existe muito receio das empresas em contratar profissionais que fizeram cursos a distancia. Foram criados muitos projetos de universidades EAD, mas demoraram muito para serem aprovados no congresso por conta de interesses políticos. José Moran explica que existem muitas universidades boas especializadas em ensino a distancia, que muitas cobram dos seus alunos como se fossem presenciais, mas que falta um pouco é de comprometimento por parte desses alunos que acham que é só na sala de aula que aprende, e quando chegam em casa não fazem pesquisas para ajudar a aprofundar seus conhecimentos. Alguns alunos também são prejudicados pela falta de mídias em suas cidades, muitos não tem acesso a internet e as bibliotecas são precárias e isso deixa José Moran muito preocupado. O Curso EAD era tido como cursos profissionalizantes, cursos que só faziam quem não podia pagar uma faculdade, só que isso mudou muito pois os cursos EAD agora são vistos como uma oportunidade de estudo para aquelas pessoas que não tem tempo para frequentar universidades presenciais, mas querem ter a oportunidade de cursar um ensino superior.

Layrssa Lopes de Oliveira

Unknown disse...

Mídias e Educação...

Hoje vemos em nosso país uma crescente inclusão de mídias que tem a finalidade de oferecer cursos técnicos, graduação, entre outros. Cursos que podem ser oferecidos pela TV, Rádio, Internet, etc.
Porém como foi citado na entrevista a TV é uma mídia aqui no Brasil que estar pronta para educação a distancia e é muito mal utilizada. China e Índia têm milhões de alunos fazendo curso pela televisão e radio abertos. E por que aqui no Brasil Também não podemos desenvolver trabalhos voltados para a utilização dessa Mídia no ensino educacional?
Os cursos Ead vem crescendo muito em nosso país, diversos cursos técnicos, e agora de graduação estão disponibilizados nesse modelo via Internet. Acrescentando que participo de cursos técnicos que possuem diversas atividades e conteúdos que muito contribuem para o melhor aprendizado. Com plataforma de ensino que incentivam aos alunos uma interação entre a turma.
Com isso, e como foi citado, o MEC vem tentando aperfeiçoar o ensino educacional e sua interação com essas mídias. Sendo que, há a necessidade de criar uma melhor forma de acompanhamento real da aprendizagem do aluno nesses novos ambientes.
Por: Renato Farias Calixto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O vídeo relata à importância das universidades à distância. O Dr. José Manuel Moran argumenta que às universidades tem ganhado uma grande melhoria no decorrer dos anos, trazendo uma gama de conhecimentos diversificados para melhoria do aprendizado dos alunos universitários. Onde às aulas vem se tornando cada vez melhor, pois hoje em dia ás aulas são ministradas através de tutores via internet . Com essas modificações ás universidades à distância tem ganhado um grande público, a facilidade de acesso as EADS tem atraído um maior público onde os recursos tecnológicos são um grande atrativo.
Fernanda Moreira Xavier
6º semestre

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

No vídeo pude perceber o quanto o Dr Moram valoriza a EAD e o quanto a ''Mídia'' está presente nesta evolução, e a Internet é a fonte de pesquisa de maoir uso entre os universitários, daí segue a preocupação do Dr. Moram, nem todos têm acesso a este recurso, pois existem cidades que se quer tem bibliotecas equipada, prejudicando assim o estudo de pesquisas desses alunos, embora alguns países já adotem as aulas de EAD através de rádios,TV. Mesmo sofrendo preconceito ainda é a melhor fonte de uma pessoa cursar uma faculdade economizando assim tempo e dinheiro.
Por Marivalda Ed física 1° sem.

Unknown disse...

Maiane Santos- José Manoel Moran fala sobre a educação a distância(EAD) e dos cursos que é oferecido. Os cursos EAD são vistos por aqueles que não tempo para frequenta uma universidade e que querem um curso profissionalizante e economizar assim tempo e dinheiro formando grandes cidadães em profissionais, embora ainda tenha muita gente que não conhece a internet mais mesmo assim buscam uma profissão.

Maiane A. Dos SAntos

30 de maio de 2015 12:35

Unknown disse...

Moram fala como o ensino a distância vem facilitando a vida de muitas pessoas que procuram uma boa profissão e que buscam um bom ensaio principalmente para as pessoas que não tem tempo para cursa uma universidade, basta dedica-se um pouco do seu tempo em um bon ensino EAD

Hanna Carvalho de brito

Unknown disse...

A Educação a Distância cresce a uma média de 20% ao ano, o que mostra que há uma consolidação da área. Antes eram só os mais adultos que procuravam essa modalidade ou metodologia; agora aumenta o número de jovens na EaD. Ainda assim, temos preconceito de uma parte da comunidade acadêmica e da sociedade. Aumenta o número de instituições públicas atuando na EaD, além das universidades. As instituições estão ampliando a oferta de capacitação, de formação continuada através da EaD. Muitas pessoas não conhecem de perto, nunca fizeram um curso a distância. Outros não se adaptam aos ambientes virtuais, nem tem familiaridade com ferramentas digitais

SANDRA OLIVEIRA

Unknown disse...

Entendo que a demanda do ENSINO A DISTANCIA é grande pela facilidade, porém muitos alunos passam de ano sem ter um foco maior, principalmente pela falta do acesso do grupo onde não ocorre essa interação maior, onde também se perde um valor sentimental aluno/professor, mais suas vantagens nota-se que este ensino o aluno tem o acesso à educação mais flexível, com a opção de gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O que entender do vídeo José Moran relata que as universidades crescerão com o ensino a distância (EAD). Pra que todos tivessem a acessibilidade aos cursos superiores e por sua vez diminuído a distância entre o aluno e a escola, foi ai que viram a necessidade do EAD. Segundo Moran outros países ja tinha adotado esse método de ensino por meio de radio e tv e que é tão bom quanto o presencial. A maior preocupação de Moran era que essa método de ensino não chegassem a todos. Isso foi ótimo pra quem não tempo e pouco dinheiro.
Por: Odair Céo, ED. Física Semestre 1

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O vídeo fala a Faculdade a distância, Moran valoriza a EAD e o quanto a mídia está presente em nosso cotidiano. As Universidades a distância vem ganhando uma grade melhoria no decorrer dos anos,no inicio o curso era visto com muito preconceito, hoje os cursos a distancia já entrou na mídia, como ele mesmo fala. Seja curso a distancia ou presencial depende muito no interesse do aluno.



Leticia Cardoso

Unknown disse...

Em entrevista Moran relata a importância no curso EDA em nossas Universidades e nas Instituições de ensino em modo geral,onde o público de maio frequência são as pessoas que não tem um tempo disponível para estar presente todos os dias em uma sala de aula. Existe ainda a questão do preconceito por parte de algumas entidades, empresa ou até mesmo por parte de alunos, sabemos que o curso tanto presencial como o EDA tem o mesmo valor e o mesmo reconhecimento como todo. O aluno no curso E.A.D tem um campo muito vasto segundo Moran porque o aluno vai em busca de conteúdos por meios de mídias e não fica só focado na sala de aula. Também a importância do Tutor e sua especialidade para melhor atender o aluno, Moran relata pontos negativos que é uma realidade em nossos cotidiano, a falta de internet redes socias em comunidades carentes impossibilitando pesquisa e postagens de seus trabalhos.

JOAB GOMES D. DE MENESES
1 SEMESTRE EDUCAÇÃO FÍSICA NOTURNO

Unknown disse...

Muito bem pessoal, vejo que assistiram ao vídeo e interagiram uns com os outros.Fico feliz pela participação de vocês.
Ainda faltam pessoas postarem....
Abraços fraternos.

Unknown disse...

Segundo Moran,o ensino á distância teve um crescimento razoável no país mais ainda existem vários preconceitos de todos, do aluno e das empregas que vão contratar esses profissionais mais vem crescendo e tomando a confiança de todos. Moran explica que no Brasil existem universidades especializadas no ensino a distância, mais muitas das vezes faltam comprometimento dos alunos mais alguns mem acesso a internet tem e algumas bibliotecas são precárias e isso prejudica o estudo desses alunos,esse curso a distância é para aquelas pessoas que não tem tempo de frequentar diariamente o curso presencial.

BRUNO LOPES DOS SANTOS

Júnior disse...

É notável o avanço, em termos de facilidades, que os estudantes brasileiros estão podendo usufruir nos últimos anos. A grande novidade, é o ensino à distância, ondeo aluno não precisa estar todos os dias dentro de uma sala de aula, precisando se deslocar de lugares distantes e correndo contra a hora, no caso de quem trabalha. Muitos argumentam dizendo que o aluno fica muito solto e o aprendizado acaba não sendo tão eficaz, porém é importante ressaltar que se o aluno não agarrar com unhas e dentes o interesse pela qualificação profissional não existirá método de ensino que o faça ter sucesso na sua profissão.
A EAD tende a crescer e se aperfeiçoar muito nos próximos anos, devido a comprovação de sua eficáciae por conseguir atingir um número altíssimo de alunos.

Unknown disse...

Interessante, abrangente e esclarecedora a entrevista sobre EAD com José Moran, mostra as dificuldades, desafios e preconceitos durante e após a implantação dessa modalidade. É importante salientar a precariedade e descaso com a educação em nosso país. E esta é sem duvida uma das alternativas para amenizar um pouco as deficiências, porem desde que tenha profissionais comprometidos, capacitados e devidamente estruturados, o EAD torna-se excelente ferramenta para nossa educação.

José Paulo G. da Silva

Unknown disse...

O video mostra o desenvolvimento criado para facilitar o aprendizado, mas na minha opinião esse ensino a distância não é muito bom, pelo fato que minha esposa fez pedagogia a distancia e até hoje esta com problemas para serem resolvidos .

Samuel Santos

Erique Henrique disse...

O vídeo fala a cerca do ensino a distância, que atualmente vem aumentando de forma significativa. Embora ainda haja preconceitos tanto por parte de empregadores quanto por parte dos próprios usuários desse método de ensino. Moran ainda explica sobre a falta de comprometimento dos alunos com o ensino, mesmo sabendo que no ensino presencial também exista. No entanto, se torna preocupante a forma como algumas universidades avaliam e aprovam alunos; Moran enfatiza que a qualidade do ensino não depende apenas da entidade mas também do aluno se interessar em buscar material de estudo além do que lhe é oferecido.
Hoje em dia, o ensino a distância é uma alternativa para aquelas pessoas que não dispõem de muito tempo para frequentar uma universidade presencial e tem essa opção de ensino também de qualidade.

Erique Henrique de Oliveira - 1° noturno - Educação Física

Unknown disse...

Segundo José Manoel Moran, o (EAD) ensino a distância, pode ajudar ou atrapalhar dependendo da forma em que é executada o ensino, pois não há um acompanhamento real de aprendizagem dos alunos .E tendo como meio de comunicação através das redes,web,tv,rádio e etc... E alguns deles não são usados de forma adequada para que haja uma profundidade precisa dessas tecnologias e uso delas.
E também Moran relata que o (EAD) e o presencial eles acabam tendo alguns pontos em comuns, como, os dois devem focar não só os conteúdos, más as atividades de aprendizagem após as aulas, e os estágios que possam ter projetos ou atividades que possa ser desenvolvidas em grupo para que não seja um trabalho solitário.

FERNANDA ROSA DE JESUS
1 SEMESTRE EDUCAÇÃO FÍSICA NOTURNO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Video revela a dificuldade discriminação que existir no pais em termo da educação a distância.Assim a irregularidade é crescente em formação do individuo além do preconceito.Mas por fim a importância como diz Moran,não é somente o conteúdo mais sim as atividades de aprendizagem com a oportunidade de se integrar a outros grupos.Sobretudo a questão do acompanhamento real na aprendizagem do aluno é essencial.

ALEF FERREIRA
1 SEMESTRE DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOTURNO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O vídeo mostra a discriminação que ainda há sobre o ensino a distância, Moran defende muito bem esse assunto e explica a importância desse método de ensino.
O EAD vem tomando cada vez mais espaço no meio educacional, pois facilita a vida de muitas pessoas que trabalham e não podem cursar um ensino superior presencial, por ser de modo virtual. Ainda há muito preconceito sobre esse assunto pois muitas pessoas tem o conceito de que quem estuda a distância não tem o mesmo potencial de uma pessoa que estuda presencialmente.
Eu particularmente não faria um ensino a distancia, pois não aprovo esse método, porque ainda há a muita dificuldade de algumas pessoas de se comunicar virtualmente e de não ter acesso a internet.

Bruno F. Calazans
1 Semestre de Educação Fisica
Noturno

Jeew ' disse...

Em base dessa entrevista feita com um dos pioneiros dessa forma de ensino a distância, Vimos que foi um otimo meio de mídia ,pois interage o aluno com o professor , mesmo sendo a distância. Existem alguns preconceitos quanto a essa forma de ensino , mas é importante lembrar , que para alguns que não podem fazer a presencial , essa forma de ensino a distancia é essencial, e uma unica forma de realizar um curso superior , pois na modernidade , a falta de tempo é comum. O ensino superior presencial para mim é possível , e por isso tenho uma preferencia quanto a mesma . Com dedicação é possível ter um bom aprendizado tanto no EAD quanto presencial.


ROBERT SANTIAGO REBOUÇAS.

Unknown disse...

Ele valoriza a EAD. E fala como os cursos a distancia vem facilitando a vida de muitas pessoas, fala o quanto essas universidades cresceram, fala das características da mídia, o quanto ela é importante, e o quanto esses cursos a distancia vem melhorando.
Esse vídeo vem mostrando o quanto o acesso a internet vem evoluindo no Brasil, e o quanto isso é importante para a educação brasileira, que pode crescer cada vez mais com a evolução da mídia, e das universidades a distância.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom o video de moran fala sobre a EAD . esse tipo de mídia hoje no Brasil vem crescendo cada vez mais , mais ainda sofre um meio de discriminação , tipo como tem gente que diz que não tem como aprender através de uma EAD ! Na verdade tanto uma aula a distancia ,quanto uma presencial o que vai entrar em palta e o empenho do aluno na aprendizagem , o curso a distancia veio para beneficiar pessoas que não tem nenhum meio ou tempo de ir a uma universidade , logico que ainda precisa melhorar , mais a importancia de uma EAD não pode ser menosprezada , todas tem seu tipo de conhecimento e base de aprendizagem !

Unknown disse...

Nesse video pude perceber que a criaçao dos cursos foi para facilitar as pessoas uma forma de todos de estarem inceridos em uma graduaçao a distancia ,embora ouve-se um grande preconceito com relaçao aos cursos,ele diz tambem sobre a lei da LDB que foi criada para melhor atender na area de educaçao.O nosso pais nao da tanto valor como em outros paises onde as salas de aula sao super lotadas ,mesmo com o uso de televisao e acesso a internet os alunos tem buscado crescer em algum tipo de graduaçao.O interessante é que nem os videos educativos que foram lançados para se ter o uso da televisao nao foram bem aceito sendo que poderia ter sido um meio de comuniçao para os estudantes .Sei que nao é da a mesma forma comparar o presencial ao semi presencial existe uma diferença ,mais foi a unica forma de de aproximar o idividuo a sala de aula e com custos mais baixos para se obter uma graduaçao ou curso tecnico a distancia e que mesmo que os cursos sejam a distancia é possivel fazer e realizaçoes de trabalhos em grupos ,sabemos que a exigencia e´grande do governo que exige a cada dia que o cidadao brasileiro avance cada vez mais para permanecer em seus empregos fazendo uma faculdade seja ele a distancia ou presencial.

Maria Gorete